SEJA FIRME NO DESERTO DE TECOA!
_“E, pela manhã cedo, se levantaram e saírem ao deserto de Tecoa...” (II Cr 20:20)_
Bom dia servos do Senhor. Graça e paz vos sejam multiplicadas. O cenário era de medo e de pavor, os filhos de Moabe e os filhos de Amom estavam à espreita, sedentos para aniquilar o povo de Israel, todavia Josafá demonstrou uma atitude sábia, de quem deposita a sua fé no Todo-Poderoso na hora da adversidade, *“Josafá temeu e pôs-se a buscar o Senhor; e apregou jejum em todo o Judá” (v.3)*, e a Escritura é bem clara quando nos relata que todo o povo se ajuntou para pedir socorro a Deus, buscando a face do Senhor. Aqui está um diferencial dessas pessoas, porque ao longo de nossas vidas de dez à vinte por cento corresponde à diversos eventos, como conquistas, derrotas, alianças, traições, inimizades, amizades, desilusões, frustrações, formações, alegria, choro, pranto, ganhos e perdas, e de oitenta à noventa por cento de nossas vidas corresponde a como reagimos à esses mesmos eventos. Ora não é todos os dias que temos conquistas, ou somos traídos todos os dias, ou temos frustrações diárias, e tampouco temos decepções terríveis no dia-a-dia, contudo somos nós que escolhemos como reagir à essas situações, e muitos reagem remoendo traumas, feridas e toda sorte de malefícios que sofreu nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano; isto é, a ferida de um dia, a mágoa de um dia, a derrota de um dia e o infortúnio de uma dia fazem muitos reagirem guardando esses eventos na alma por inúmeros dias, meses e até anos. No que tem sido baseada a nossa vida, por eventos e suas superações em Deus ou por reações de depositar todo o lixo do nosso passado em nosso coração? Que tipo de vida temos levado amados irmãos? A primeira coisa que Josafá fez quando soube de um eminente e terrível ataque, foi buscar o Senhor, em oração e jejum, ou seja, buscou a resolução do problema, lidando sabiamente diante das intempéries da vida. Como nós, servos de Cristo, estamos reagindo frente às situações contrárias? A nossa reação vai comprovar se estamos vivendo enfrentando os problemas de frente ou se estamos guardando no coração uma situação desagradável que nos machuca, acovardando-nos para lidarmos com ela. Tenhamos a reação certa diante de Deus, a reação de buscar o bálsamo, a libertação, o alívio, o refrigério, a paz, o amor e a graça da parte de Deus. Josafá orou de forma convicta a Deus, *“clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás” (v.9)*.
Não nos enganemos amados irmãos, Deus não deixa os Seus filhos confundidos, quem busca a Ele de todo o seu coração O achará, *“clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes” (Jr 33:3)*. Quando toda a congregação de Israel estava reunida no pátio maior do Templo do Senhor, o Espírito de Deus veio sobre Jaaziel, levita e descendente de Asafe, onde seu nome significa *“Deus dá visão”*, e assim disse o Senhor dos Exércitos: *“Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus. [...] Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, sai-lhes ao encontro porque o Senhor será convosco” (II Cr 20:15-17)*. Com essa palavra de Deus, o povo de Judá dirigiu-se no dia seguinte ao sul do deserto de Tecoa, e chama atenção a como Josafá elevou o seu coração e a sua voz para dizer ao povo naquele deserto: *“Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis” (v.20)*. Repare que o povo de Judá estava no deserto de Tecoa, a palavra Tecoa significa *“firme”,* e naquela situação Josafá revelou a sua firmeza, embasada na confiança em Deus e no profeta usado por Ele na congregação. Há momentos em nossas vidas, que as adversidades nos cercam e o Senhor fala que está conosco, mas a reviravolta vai depender de como reagimos diante da batalha, se reagiremos de maneira firme ou frouxa. Josafá demonstrou firmeza e a congregação começou a louvar a Majestade Santa, e enquanto os louvores subiam, o Senhor descia colocando emboscadas aos filhos de Moabe e Amom, e quando o povo de Israel chegou ao local onde os exércitos inimigos estavam, encontraram todos mortos, e assim tomaram os seus despojos. No vale do deserto de Tecoa, para quem demonstrou firmeza, tornou-se o vale de Beraca, o vale da bênção ou louvor. Quando estamos no deserto da vida, reaja com adoração, oração, súplicas e entrega total com um coração humilde, porque ser firme é testificar da nossa fé e esperança viva no Deus dos céus. Não reaja com murmuração, questionamento ou dúvidas, Deus deseja contemplar uma reação de adorador dos Seus filhos. Sejamos firmes em Tecoa, seja na vida ministerial, espiritual, familiar, conjugal e material, e nos coloquemos de pé para vermos o livramento do Senhor, pois a peleja não é nossa, senão de Jeová. *“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Co 15:58)*. Aleluia! Medite nessa palavra de Deus.
Glória a Deus varão palavra de avivamento de renovo de esperança e fé Deus continue abençoando vc e sua família
ResponderExcluirGlória a Deus sempre firmes na presença do senhor! Edificante essa palavra amado!
ExcluirImaginei a cena, quando Josafá disse “Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.... a unção deve ter sido enorme no deserto Tecoa... O povo de Deus, consagrado, em alta voz, cantando Louvores. Provavelmente choraram, gritaram, o coração acelerado pela Glória UAU!!! O Deus de ontem, é o mesmo de hoje e será Eternamente, Deus à frente das batalhas! Glorificado, Majestoso e digno de ser honrado.
ResponderExcluirMuito boa reflexão nesta palavra!
Glória a Deus varão me avivou aqui
ResponderExcluirUma boa palavra! Eu também estou estudando esse capítulo.
ResponderExcluirSenti a Glória de Deus quando o Rei convocou à todos, creio eu que deserto tremeu de tanta unção. Deus é poderoso o tempo todo .
ResponderExcluir