Será, porém, que essas manifestações tresloucadas são mesmo evidência da ação do Espírito na vida de alguém? Será que o Espírito que moveu os profetas no Antigo Testamento (1Pe 1.11), que atuou na vida e no ministério de João Batista (Lc 1.13-15), que ungiu o Messias prometido (Lc 4.16-19), que capacitou a igreja para o testemunho do evangelho (At 1.8) e que inspirou os escritos da Bíblia (2Pe 1.20,21) é o mesmo espírito que faz pessoas ficarem latindo de quatro no chão da igreja ou rolando freneticamente entre os bancos da congregação?
É óbvio que não! Na verdade, no Novo Testamento, as pessoas dominadas pelo Espírito Santo faziam uma só coisa: testemunhavam ousadamente acerca da sua fé por meio da pregação e do viver piedoso (At 1.8; 4.8-13,31; 6.3; 11.22-24). Assim, os atos de histeria que se veem em muitas igrejas hoje em dia não refletem nada do verdadeiro avivamento espiritual.
Outro equívoco comum é considerar avivado qualquer movimento que Deus use para promover conversões. Todo crente deve lembrar que ser usado por Deus não é prova de vigor espiritual, uma vez que Deus usa quem quer, até mesmo os piores incrédulos!
De fato, a Bíblia mostra que o diabo foi usado por Deus na vida de Jó e de Paulo a fim de que esses homens conhecessem melhor o Senhor e sua graça (Jó 42.5; 2Co 12.7-9). Demônios foram usados pelo Senhor para que os planos dele se realizassem (1Sm 16.14; 1Rs 22.20-23). Pessoas e até nações incrédulas foram usadas por Deus no cumprimento de seus propósitos (Is 10.5,6; At 4.27,28).
Também na história da igreja cristã é possível ver Deus usando instituições religiosas terrivelmente corrompidas para promover a conversão de seus eleitos. Lutero e os demais reformadores de primeira geração são exemplos de conversões ocorridas dentro da Igreja Católica Romana, num tempo em que essa igreja era um verdadeiro covil de malfeitores.
Triste realidade no meio evangélico, que usurpa a revelação das Sagradas Escrituras e a substitui por tradições de homens, por misticismos e sincretismos religiosos, que, dizendo buscar a Deus, anseiam, na verdade, por experiências que egoístas.
Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens’.
Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e se apegam às tradições dos homens".
E disse-lhes: "Vocês estão sempre encontrando uma boa maneira para pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecer às suas tradições!
Marcos 7:7-9
Comentários
Postar um comentário