☝Sobre os "RÓTULOS" denominacionais
▪Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: “JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS”. João 19:19.
▪Dar um nome a uma igreja criando com isso uma denominação é algo completamente estranho ao Novo Testamento. Muitas vezes, a principal motivação para a criação de um "rótulo" denominacional é a sede pelo poder e dominação das massas ou então para a marcação de território. Este sistema criado pelos homens é uma maneira eficiente de centralização de poder, algo que não é bom, basta olhar os frutos disto.
▪As igrejas na Bíblia não levavam nomes como costumamos ver hoje, mas apenas eram feitas referências as cidades ou localidades onde estavam situadas. É interessante notar que, geralmente, cada denominação procura criar um nome mais impactante e "bíblico" que a outra, mas após algum tempo depois de criados todos caem na mesmice, afinal, o poder da igreja não está vinculado a uma placa, mas sim ao Senhor Jesus e ao seu nome.
"Acaso Cristo está dividido...?" 1ª Coríntios 1:13a
▪Quando uma congregação abre mão de uma placa que a diferencie das demais, ela está abrindo mão da centralização de poder, ou seja, do poder terreno. Uma igreja que é identificada apenas pela localidade onde está situada estimula o fortalecimento de um governo local, evitando assim a criação de um "império" com muitas congregações sendo dirigida por uma única pessoa.
▪Talvez muitos não vejam problemas em centenas de igrejas serem governadas apenas por um líder e estas pessoas podem até se incomodarem com as ideias expostas aqui e quererem usar argumentos favoráveis aos "impérios denominacionais", contudo, a prática grita muito mais alto do que qualquer argumentação, pois é enorme o número de grandes líderes que têm arrastado multidões para o erro, sem mencionar aqueles que usam desta poderosa "máquina" em benefício próprio.
▪Portanto, o maior problema não é o fato da igreja ter um nome próprio, mas sim o que geralmente vem depois disto. Além do mais, isto cria um sentimento "nacionalista" o qual faz com que muitos cristãos lutem pela causa da denominação a qual pertencem e não pela causa do Reino de Deus, ou seja, isto é um instrumento de divisão e também uma maneira de tentar limitar Deus ao nosso pequeno mundinho denominacional.
▪Vamos de BASE BÍBLICA.
✅Divisão é coisa antiga e carnal.
▪Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: Eu sou de Paulo; eu de Apolo; eu de Pedro; e eu de Cristo. Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo? 1ªCoríntios 1:11-13.
✅As igrejas no NT não tinham placas.
▪Que dizia: Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. Apocalipse 1:11.
▪Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencreia. Romanos 16:1.
▪À Igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 1ª Coríntios 1:2.
▪Eu não era pessoalmente conhecido pelas igrejas da Judeia que estão em Cristo. Galatas 1:22.
▪Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo. 1ª Tessalonicenses 1:1.
✅Somos embaixadores de Cristo e não de alguma denominação.
▪Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. 2ª Coríntios 5:20.
✅Somos cidadãos do céu.
▪A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Filipenses 3:20.
✅Esta é a única placa que deve interessar aos cristãos.
▪Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS. João 19:19.
Defensores do Evangelho.
Comentários
Postar um comentário